segunda-feira, 13 de junho de 2011

Do velho ao novo Guns and Roses

Duff, Axl, Izzy, Slash e Steven.
Pra quem não conhece a banda Guns and Roses, teve início no ano de 1985 com a seguinte formação: Axl Rose (vocalista), Slash (guitarra solo), Izzy Stradlin (guitarra), Duff Mackagan (baixo) e Steven Adler (bateria). Eles "explodiram" no mundo lançando o albúm mais faomoso da banda, chamado "Apettite for Destruction" no ano de 1987, contendo grandes sucessos como "Sweet Child 'O Mine", "Welcome to the Jungle", "Paradise City", entre outras faixas. Essa formação clássica da banda norte-americana durou até meados dos anos 1991. Com a saída do Steven e Izzy, o Guns chamou então para assumir os postos vazios Matt Sorum e Dizzy Reed, respectivamente. Essa 2ª formação ficou junta durante a turnê do albúm "Use your Illusion", durando 3 anos. A banda, após essa turnê, até chegou a lançar um albúm chamado "The Spaghetti Incident?" que continha alguns covers puk/rock, mas não foi muito agradável em relação aos outros albúns que a banda lançou durante seu auge. Após o ano de 1993, o GNR começou uma fase de decadência, com a saída de alguns intregrantes, até sobrar Axl, único remanescente da formação original. O Guns 'n Roses até tentou voltar para os palcos, mas teve shows bem frustantes, sem aquela atitude que Axl Roses apresentava nos bons momentos. 
A rotação dos músicos na banda foi constantemente, entre os mais conhecidos tivemos: Dave Navarro (ex-Red Hot Chilli Peppers),  Robin Flick (ex-baixista do The Replacements), Buckethead (conhecido por tocar com uma caixa de pipoca de cinema norte-americana na cabeça, e uma máscara), entre outros. Nos dias de hoje, a banda é formada pelo Axl Rose como vocalista e praticamente dono do nome GNR, Dizzy Reed no piano e backing vocal, Tommy Stinson no baixo, Chris Pitman no teclado, Richard Fortus na guitarra solo, Frank Ferrer na bateria, Ron Thal na guitarra ritmica e Dj Ashba também na guitarra solo. Recentemente, eles lançaram o albúm "Chinese Democracy", que foi bastante criticada pelo governo chinês, já que umas das músicas dizia coisas que não condizem com a verdadeira "face" chinesa. 
A passagem do GNR pelo Brasil, teve início no ano de 1991, com a apresentação no Rock in Rio I, tocando vários clássicos da banda, e repetindo a aparição no ano seguinte, no Rock in Rio II. O Guns retornou no ano de 2002 novamente no evento do Rock in Rio, já com uma formação modificada bruscamente em relação ao início da carreira da banda. Axl Rose e banda, só voltaram para cá, no ano de 2010, com a turnê do albúm lançado recentemente, e como não poderia faltar, alguns atrasos de Axl, polêmicas e "showzinhos" particulares para um público reservado, sendo que esse show particular não aconteceu por causa de algum problema com o vocalista. Essa turnê ficou marcada também, pela aparição do antigo visual que o frontman da banda utilizava na década de 90 e encantava jovens por onde passava. Para não faltar, o Guns and Roses, virá para o Brasil novamente no Rock in Rio, que acontecerá esse ano no Rio de Janeiro e que terá grandes nomes do rock/pop nacional e internacional. 

Um comentário:

  1. Hummm... O Guns é muuuito bom, mas que o Rock in Rio vai ter bandas de grande sucesso do pop/rock? Acho que domingo é o único dia que se salva!

    ResponderExcluir